A Seriema é uma ave pernalta, da família Cariamidae, da ordem Gruiformes. É nativa da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. De médio porte e terrestre, prefere correr a voar. Tão rápida que, uma vez perseguida por automóvel, chega a atingir de 40 até 70 km/h – e se necessário levantará voo.
Sua alimentação baseia-se em insetos, lagartos e pequenas cobras, como também de cajuis e cajus da cerrado. Em contato com humano, a Seriema é sempre desconfiada e quando se sente ameaçada costuma abrir suas asas e enfrentá-lo.
Em sua reprodução, nidifica sobre as árvores, construindo um ninho de porte razoável, com gravetos e galhos frágeis, forrando o fundo com estrume de gado ou folhas secas. A árvore terá que permitir a ascensão da ave em saltos auxiliados por curtas esvoaçadas até o ninho, o qual pode estar a 4 ou 5 metros do solo.
Nesse ninho, põe de 2 a 4 ovos brancos, ligeiramente rosados. O casal reveza-se no choco, que dura de 26 a 29 dias. O filhote é coberto por longa penugem parda pálida com manchas pardas. Abandona o ninho com 12 dias de idade.
Seu canto é composto por uma estrofe longa e de gritos estridentes e pode ser ouvido a 1 Km. Produz também outras vocalizações como, por exemplo, durante a cópula, ao descansar e quando devora uma presa.
Em seu aspecto geral, a Seriema mede 90 cm, alcançando um peso de 1.000 a 2.000 g. Sua plumagem é cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada, apresentando um olhar ameaçador. É considerada uma bioindicadora do ambiente de cerrado, juntamente com a Ema, Perdigão, Codorna, entre outras aves. |
0 comentários:
Postar um comentário
Fique a vontade para deixar o seu 'coments' ;D
O Aicitelks Vitrine® agradece a sua atenção!!!!
Valeu! ,,,=^.^=,,,