Receba as News
por E-mail
Cadastre-se!
  Email:  

Compartilhe!

Abelhas são treinadas para farejar bombas

20 de fevereiro de 2011

De acordo com os cientistas do Laboratório de Pesquisa de Defesa Avançada (Darpa), que trabalham com abelhas desde 1999, elas podem desafiar os cães quando se trata de olfato. Aqueles mesmos insetos que emitem zumbidos e procuram pedaços minúsculos de pólen usados para produzir mel podem detectar com a mesma facilidade outras pequenas partículas no ar, inclusive sinais de materiais usados em bombas. Então, como você pode treiná-las para que reajam aos explosivos como reagem ao pólen?

Da mesma maneira como se treina qualquer animal para fazer praticamente qualquer coisa: associando um estímulo específico a uma recompensa.

Com as abelhas no Laboratório Nacional de Los Alamos, em que pesquisadores estão realizando os estudos militares mais recentes com abelhas, a associação do cheiro de componentes da bomba à água açucarada faz que as abelhas estendam seus probóscides (uma espécie de tromba localizada na cabeça), como se estivessem a ponto de extrair néctar doce de uma flor, quando sentem cheiro de explosivos. E isso não demora muito tempo. As abelhas que fazem as associações conseguem isso rapidamente, depois de apenas algumas exposições a componentes vaporizados de explosivos seguidos pela água açucarada.

(Foto cedida por Laboratório Nacional de Los Alamos)
No Laboratório Nacional de Los Alamos,
essas abelhas estão presas e prontas para serem treinadas

Com as abelhas amarradas em pequenos tubos, os cientistas envolvidos no Stealthy Insect Sensor Project liberam o cheiro de componentes químicos usados para fabricar explosivos, como dinamite, C-4 e bombas líquidas. Esperando a água açucarada em seguida, cada abelha treinada estende seu probóscide, que começa a balançar no ar à procura de néctar. É essa reação óbvia que torna tão útil esse método de treinamento em particular. Mantendo as abelhas em estruturas fechadas, os pesquisadores podem usar equipamentos de monitoramento para perceber a movimentação dos probóscides. Nesse caso, uma câmera digital com um software de reconhecimento de padrão podem captar a movimentação e indicar a presença de explosivos nas proximidades. A estrutura portátil a torna ideal para testes em aeroportos, estações de trem e postos de checagem na beira de estrada em zonas de guerra, como o Iraque. As abelhas podem detectar no ar os produtos químicos procurados em concentrações tão baixas quanto algumas partes por trilhão.


Por Julia Layton. "HowStuffWorks - Como você pode treinar abelhas para farejar bombas?". Publicado em 30 de novembro de 2006 (atualizado em 23 de novembro de 2007) http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha-farejadora-bombas.htm (19 de fevereiro de 2011)

by Aicitelks®

Confira as Coleções que disponibilizo para compra em Meus Produtos

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar o seu 'coments' ;D
O Aicitelks Vitrine® agradece a sua atenção!!!!
Valeu! ,,,=^.^=,,,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quer que ele volte?? Então CURTE !!!!!

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESTE MANIFESTO!

É só CURTIR Para que a Chocolates Garoto volte a produzir o delicioso Chocolate MANIA pra gente, precisamos nos unir e este é o objetivo do manifesto. Quanto +Curtir mais convincentes nós seremos!
Saiba mais AQUI!!
 
Aicitelks Vitrine ©2009-2012 Por Letícia Castro [Aicitelks] | Design by TNB