Receba as News
por E-mail
Cadastre-se!
  Email:  

Compartilhe!

OS DOIS TIPOS DE CAFEZINHO LEVARAM O MEU TROQUINHO.(Autor: Antonio Brás Constante)

21 de agosto de 2010

OS DOIS TIPOS DE CAFEZINHO LEVARAM O MEU TROQUINHO.
(Autor: Antonio Brás Constante)

Vou falar de dois tipos de cafezinhos, um deles é feito com café e o outro... Também. É como no caso dos crimes, a raça humana é a mesma, o que muda é sua composição financeira, sua marca, sua "qualidade" diante de seus atos de amoralidade. Uns são pobres e outros ricos.

O café de coador (com filtro ecológico ou não) é até parecido com um colarinho branco, é bem preparado, refinado, tem aroma agradável (apesar de não cheirarem bem) e é feito geralmente em bons ambientes (boas escolas, bons bairros, bons lares, etc.).

O crime tipo "café solúvel" sai de qualquer jeito, meio de improviso, é torrado e queimado pela sociedade. Possui gosto duvidoso, sendo 100% marginalizado. É do tipo rotulado, que a maioria engole sem gostar.

Os crimes de colarinho branco são pomposos, requintados enquanto os crimes marginais são geralmente requentados. Um é servido em xícaras de porcelana com colheres de prata, já o outro vai servido no copinho de plástico mesmo, mexido com colerinhas também de plástico ou até mesmo com o próprio dedo.

Mas em momento algum desejo dizer que um é melhor do que o outro, ao contrário, no fundo os dois são iguais (indiferente se lá no fundo alguém encontre rastros de adoçante ou dólares), apenas um é mais bem preparado que o outro. O café "colarinho branco" tem mais rebusco e bons discursos para subtrair nossos parcos recursos (nada de: "passa a grana", e sim: "conto com seu voto, amigo eleitor...").

Talvez a analogia fosse mais bem entendida se utilizássemos a cachaça e o uísque importado, já que o estrago ao organismo seria praticamente o mesmo, porém, o uísque é um veneno que vem embalado de forma bem mais sofisticada e com cifras infinitamente mais caras.

Enfim, no final das contas o café, assim como o crime, é algo que todo mundo sempre acaba tomando. Onde a maior máquina expressa desse tipo de iguaria (recheada de mesquinharia) é o nosso (isso mesmo, meu, seu, NOSSO!) indelével e execrável Congresso Nacional.

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar o seu 'coments' ;D
O Aicitelks Vitrine® agradece a sua atenção!!!!
Valeu! ,,,=^.^=,,,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quer que ele volte?? Então CURTE !!!!!

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESTE MANIFESTO!

É só CURTIR Para que a Chocolates Garoto volte a produzir o delicioso Chocolate MANIA pra gente, precisamos nos unir e este é o objetivo do manifesto. Quanto +Curtir mais convincentes nós seremos!
Saiba mais AQUI!!
 
Aicitelks Vitrine ©2009-2012 Por Letícia Castro [Aicitelks] | Design by TNB